Importância do design gráfico para o seu cartório

O trabalho do Design Gráfico consiste em desenvolver um projeto gráfico com um objetivo específico. Isto pode até parecer simples, mas com certeza, não é. Desenvolver uma embalagem, uma propaganda, um cartaz, etc., exige um estudo muito detalhado sobre combinação de cores, tipografia, estética, produção gráfica e até psicologia, pois o objetivo da produção gráfica é, geralmente, persuadir o consumidor a comprar algo (um produto, uma ideia, uma marca).

design gráficoDesta forma, não significa que esta venda envolverá sempre recursos financeiros. O produto a ser “vendido” poderá ser um conceito: importância da reciclagem, consciência política, paz, respeito à natureza, etc. Portanto, o trabalho do Designer Gráfico consiste em estudar todos os meios e técnicas disponíveis que poderão influenciar determinado público alvo, e utilizar essas técnicas para compor uma peça gráfica que atinja o objetivo desejado. Quem nunca comprou um produto exclusivamente pela embalagem? E indo mais além, quantas marcas foram tão bem trabalhadas que estão incutidas na mente da população devido ao excelente trabalho de design e propaganda: Coca-Cola, Sony, BomBril, Microsoft, etc.

Basicamente, o trabalho do Designer Gráfico consiste em desenvolver o projeto gráfico que irá resultar em uma peça de Design Gráfico que pode ser uma marca, logotipo, embalagem, poster, folheto, cartaz, identidade visual de empresa, entre outros.

É preciso ressaltar também que, com o advento das mídias digitais e da internet, o horizonte de trabalho do designer acabou por se expandir significativamente e, com certeza, continuará se expandindo. Agora, além das produções tradicionais citadas, o designer pode envolver-se com o desenvolvimento de banners para sites, propagandas (com ou sem animação) para a web, e muitas vezes, com o desenvolvimento visual de um site completo. É muito comum o designer gráfico construir o visual completo de um site, deixando para o Programador Web somente a construção do código necessário para o funcionamento do site.

Uma logomarca bem feita é uma excelente vitrine para sua serventia. Ajuda no aumento da credibilidade e na identificação do seu cartório.

Fonte: Livro ‘’Design gráfico – conceitos e práticas indispensáveis: Conceitos e práticas’’, de Leandro Roberto Sehn.

 

Deixe um comentário