Como Se Relacionar Com Seu Usuário

O mundo digital trouxe várias possibilidades de interação que ultrapassam a tradicional comunicação corpo a corpo. Apesar de não ser novidade para quase ninguém, é impressionante a quantidade de cartórios e empresas que ainda não adotaram as boas práticas que conhecemos hoje. No mundo notarial não seria diferente. Então, como Como se relacionar com seu usuário?

Um conceito gostaria de trazer a esse texto antes de falarmos especificamente sobre o tema desse blog. O conceito de Comunicação 360, ou Comunicação Integrada como alguns preferem. Esse conceito é muito usado no mundo do marketing e da comunicação. Basicamente reflete a respeito que todos os canais de interação com o cliente ou usuário devem seguir a mesma linha de comunicação, o mesmo linguajar. Na prática significa que o que você diz e a forma que se diz deve ser a mesma independente se é por telefone, pessoalmente ou por qualquer outro canal.

A circunstância é que nunca a comunicação dos cartórios com seus usuários foi tão acentuada quanto agora.

As Redes Sociais são canais de atendimento ao cliente mais procurados hoje em dia. Sua versatilidade, rapidez e eficiência são atrativos para os usuários.

É por esse meio, que as pessoas mais tiram suas dúvidas, falam de suas insatisfações e até iniciam um atendimento. Em muitos casos, é o primeiro ponto de contato e o meio que se causa a primeira impressão.

Alguns cartórios pensam que a existência de um perfil no Instagram para divulgar sua marca ou uma conta no Facebook seja o suficiente. Porém, não basta estar lá, é essencial ter um acompanhamento e intencionalidade para que o relacionamento com seu usuário seja de qualidade.

relacionamento com usuário

Por isso, destacamos dicas fundamentais para facilitar seu relacionamento nas Redes Sociais.

1- Dê atenção às opiniões dos clientes

Veja em cada opinião/comentário uma oportunidade de melhoria para seu serviço. Seja grato, agradeça pelo comentário, aprenda e melhore.

2 – Sempre agradeça as críticas

Aproveite cada crítica e faça dela algo benéfico. Assim, os clientes irão perceber que sua serventia realmente está propensa a ouvi-los e a melhorar.

3 – Rapidez é indispensável

O imediatismo de entregar uma resposta nas Redes Sociais. É um dos principais motivos que levam os clientes para esse meio de comunicação.

Portanto, vale ressaltar que você tem um breve período de tempo para suas respostas. Se não conseguir responder de imediato, diga o período de espera da sua resposta, da dúvida ou soluções. O importante é alertar que a mensagem foi lida e que não foi em vão. Nunca deixe seu cliente sem posicionamento diante de uma pergunta, dúvida ou solução.

4 – Mensagens participativas são relevantes

No cartório não podemos fazer propaganda, mas podemos fazer marketing. Marketing de relacionamento principalmente.

Por esse motivo, fazer um elo nas Redes Sociais é importante. Deixar o seu usuário atualizado sobre as últimas informações e as mudanças no provimento ou algo que afete a vida deles, é muito importante.

Por que as Redes Sociais ajudam tanto no crescimento dos cartórios?

A resposta a pergunta acima é simples: porque elas ajudam na divulgação de uma mensagem, de seu propósito e de como determinado ato pode ajudar na vida dos usuários, além de ensinar como melhor se relacionar com seu usuário.

À medida que manifestam interesse por certa publicação, as pessoas espontaneamente divulgam aos colegas, o que faz delas naturalmente multiplicadoras.

Compete a seu cartório se ajustar a essa nova forma de comunicação e preservar um relacionamento diário com quem faz uso de seus atos.

Por que investir em agências especialistas em lidar com clientes nas mídias sociais?

Porque seu cartório pode ter uma linguagem alinhada com seus valores como tabelião. E pode te dar tempo livre para fazer o que realmente importa, ajudar a vida dos usuários.

Além disso, garantir que as ferramentas de comunicação tragam seu real benefício e não fiquem somente na superficialidade. Com isso, resolvemos essa reflexão de como se relacionar com seu usuário e como ele naturalmente aumenta.

Agora que você já sabe como as redes sociais podem ajudar no seu relacionamento com os usuários, fale conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

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