Você sabia que existem cartórios em vários países pelo mundo?

No Brasil, os cartórios são muito conhecidos pelos cidadãos por serem os responsáveis por organizar, manter registros, certificar a autenticidade de alguns tipos de documento, entre outros serviços.

Mas não é apenas o Brasil que possui cartórios para facilitar o dia a dia, vários países dispõem de serviços cartorários.

Ao todo, são 86 países que prestam esse tipo de serviço ao cidadão. O serviço é coordenado pela União Internacional do Notariado Latino (UINL). Fundada em 1948 em Buenos Aires, Argentina, é a entidade representativa de notariados de 86 países do mundo, incluindo o Brasil.

Portanto, sua finalidade é desenvolver, promover e coordenar a função notarial a nível global, por isso é tão importante.

A organização conta com 22 dos 28 países que compõem a União Europeia e 15 de 20 componentes do G20.

Além do notariado latino, pelo mundo, há muitos sistemas registrais e notariais, cada um deles com sua identidade, origem e políticas. Nos Estados Unidos, por exemplo, são 50 estados federados e autônomos, com leis próprias.

Alguns têm Código Civil, que possuem a existência dos cartórios, e predominam uma peculiaridade daquele sistema em que o notário não oferece nenhum grau de segurança jurídica ao negócio realizado.

Países que usam o sistema de origem latino, garantem a segurança que vem da intervenção do notário e do registrador, e sistemas de origem anglo-saxônica, que é o caso dos Estados Unidos, a segurança vem da contratação de um seguro. Este último é um sistema adotado por muitos países ricos.

Os cartórios notariais e de registros estão entre os melhores do mundo, segundo o último relatório Doing Business 2014: Entendendo Regulamentos para Pequenas e Médias Empresas produzido pelo Banco Mundial.

Dessa forma, dentre todos os países pesquisados, o Brasil tem um dos menores custos para a transferência da propriedade de imóveis. Na América Latina, o custo brasileiro chega a ser metade do que praticam outros países.

As altas qualidades de nossos cartórios estão entre os melhores do mundo, oferecendo aos cidadãos, o melhor em termos de autenticidade, segurança e eficácia.

 

Fonte: Escriba

Deixe uma resposta